sábado, 25 de agosto de 2007

Evento com a Professora Emília Biancardi e Grandes Mestres





Aconteceu na Casa da Mandinga(Salvador) no dia 22 de agosto, um grande evento promovido pela Professora Emília Biancardi,Frede Abreu e Sábia. O tema do evento foi a musicalidade na capoeira. Foram convidados muitos mestres para comentarem sobre a herança que seus mestres deixaram. O Mestre Lua Rasta falou sobre o seu Mestre, Canjiquinha. Os Mestres Acordeon, Itapõa e Nenel comentaram sobre o Mestre Bimba. O Mestre Boa Gente falou sobre o seu Mestre, Gato Preto. O Mestre Olavo falou sobre o Mestre Valdemar da Paixão. Os Mestres Cobrinha e Jogo de Dentro sobre a musicalidade da Capoeira de Angola.

O evento foi muito bom , tanto para nós capoeiristas como também para os próprios mestres palestrantes, conforme declaração deles mesmos.

O CTE Capoeiragem esteve em peso no evento....

Frede e a Professora Emília depois do evento já começaram a pensar na próxima edição para o próximo ano....


Parabéns para a Professrora Emília, Frede e Sábia.




Balão

Evento do Professor Renan - CTE Capoeiragem(Vitória/ES)


O professor Renan, CTE Capoeiragem(Vitória/ES), comemorou seus vinte anos de capoeira convidando muitos amigos de todas as partes do Brasil.


Parabéns e bola para frente, Renan......

Balão

Evento Bahia-Suiça em Salvador







Realmente foi um sucesso o II Intercambio Bahia-Suiça de Capoeira, realizado em Salvador, no período de 30 de julho a 04 de agosto. Fizemos muitas atividades com algumas instituições de capoeira de Salvador, dentre estas nós do CTE Capoeiragem(Bahia), o Instituto Jair Moura com uma grande palestra de Frede Abreu, o Grupo Capoeira Gerias com uma oficina com o Contra-Mestre Luciano e a Fundação Mestre Bimba com uma oficina com o Mestre Canguru.

Obrigado a todos que participaram e contribuiram para o sucesso do evento.

Até a próxima edição....
Balão

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Batizado Kirimurê - 19 de agosto de 2007

O Kirimurê é um projeto sem fins lucrativos fundado pelo Capoeira Arts Fondation e desenhado para enriquecer a vida de crianças e jovens em situação de risco social, na vizinha de Itapuã, em Salvador. Kirimurê era a forma como os índios Tupinambás chamavam a Baía de Todos os Santos. O projeto surgiu de um sonho da bióloga Virgínia Almeida que queria promover atividades sócio-educativas para ajudar a preservar o ambiente e a riqueza cultural de Itapuã, assim como para contribuir de uma maneria positiva para melhorar a vida das crianças da comunidade. Este sonho se tornou realidade quando o mestre Acordeon, irmão de Virgínia, abraçou este projeto e levou adiante com o participação das filhas, Patrícia e Ana Paula (tradução livre do original em inglês, retirado do site oficial do projeto http://projetokirimure.org/)
Hoje, além das aulas de capoeira, o projeto oferece oficinas artísticas, reforço escolar, educação ambiental, entre outras atividades. O CTE é responsável por desenvolver as atividades com a capoeira, que estão sob a responsabilidade do professor Aranha e coordenação do contra-mestre Balão. O projeto começou em maio de 2006, com o professor Calango, e também já contou com o apoio do instrutor Tomate.

terça-feira, 14 de agosto de 2007

TRAJETÓRIA DA MÚSICA DA CAPOEIRA - Instituto Jair Moura


MAIS UMA INICIATIVA DO INSTITUTO JAIR MOURA:
No dia 22 DE AGOSTO, quarta- feira Emilia Biancardi realizará na Casa da Mandinga encontro e mesa redonda sobre a trajetória da música da capoeira. A mesa será composta por capoeiristas da década de 60 que darão seus depoimentos sobre os mestres Bimba, Pastinha e Canjiquinha, e a musicalidade herdada por eles, além dos mestres:Lua Rasta, Cobrinha Mansa, Aoredeon, Boa Gente, Itapoan, Jogo de Dentro, Joõ Pequeno, Nenel e tantos outros...

A PARTIR DAS 18:30H.

A casa da Mandinga fica na rua Coendador José Alves Ferreira, numero 60, Garcia.
Tel.: 71 3328 5756.
NÓS VAMOS... E VOCÊ!?

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Capoeiristas suíços mostram arte da luta

Matéria publicada no Jornal Tribuna da Bahia sobre o Intercâmbio Cultural de Capoeira Bahia-Suíça.

Capoeiristas suíços mostram arte da luta


A capoeira é praticada em mais de 160 países, nos cinco continentes, e o continente europeu é um dos principais receptores da influência desta arte. Um dos pré-requisitos para a formação dos capoeiristas estrangeiros é visitar a Bahia para conhecer mais sobre a cultura local e a história da capoeira e do povo baiano. Com este objetivo, um grupo formado por capoeiristas suíços está em Salvador para participar do II Intercâmbio Cultural Bahia-Suíça de Capoeira, que acontece até sábado. Na programação estão previstas visitas a pontos turísticos relacionados à cultura afrodescendente como o Centro Histórico de Salvador, a Igreja do Bonfim, a Feira de São Joaquim e o Forte da Capoeira, no Largo de Santo Antônio Além do Carmo; além de oficinas de capoeira, maculelê e samba de roda; palestras e mostras de vídeos; e visitas a alguns dos mestres tradicionais de capoeira angola e regional da Bahia. O II Intercâmbio Cultural Bahia-Suíça de Capoeira é realizado numa parceria entre a Associação de Capoeira Lausanne, do Mestre Paulão (Suíça) e instituições da Bahia como o Centro de Treinamentos e Estudos, CTE Capoeiragem, dos contramestres Balão e Papa (Suíça); a Fundação Mestre Bimba, do mestre Nenel, filho do mestre Bimba; o Instituto Jair Moura, do pesquisador Fred Abreu; e o Grupo Capoeira Gerais, do contramestre Luciano e da professora Lilu.

Data: 02/08/2007
Fonte: Tribuna da Bahia

Itabunense participa de encontro de capoeira nos Estados Unidos

Matéria publicada no Jornal Agora On Line sobre a participação do professor Dila-ho em eventos de capoeira nos Estados Unidos.


INTERNACIONAL


Itabunense participa de encontrode capoeira nos Estados Unidos

O contra-mestre Dila-ho, do grupo de capoeira CTE Capoeiragem, está participando de vários workshops de intercâmbios de esporte nos Estados Unidos. Nesta semana entre os dias 26 a 28, ele participa do Segundo Encontro Internacional de Capoeira, em Albuquerque, Novo México. O evento é dirigido pelo mestre Virgulino e supervisado pelo também mestre, Suassuna. Vários outros mestres vão participar do como Xavier, Sampaio, Penteado, Marcelo, Canguru, Miguel e Paulo Batuta.No primeiro dia (26), será realizado um workshop com os mestres Xavier, Sampaio e Penteado, além do workshop para crianças, bem como uma roda de rua, que será realizada em frente ao restaurante Tucanos Brasillian Grill, e uma roda aberta na academia onde será realizado o evento. Na quinta-feira (27), acontecerá o show de capoeira com os mestres Marcelo, Caveirinha e Canguru, além da participação dos contra-mestres Denis e Muriel, para a realização de uma roda aberta com todos os participantes.Na finalização do evento, a professora Marrom fará aulas de samba e danças afro. O contra-mestre itabunense Dila-ho participará, no sábado (29), de um workshop, juntamente com o mestre Paulo Batuta, para exibir a arte da capoeira. O encontro será finalizado com batizado e troca de cordão. "Fico muito impressionado com o reconhecimento e o valor que as pessoas aqui dos Estados Unidos dão a esta arte tão linda que é a capoeira", afirma Dila-ho.

Capoeirista

O itabunense Dila-ho está há dois meses nos Estados Unidos, dá aulas na Universidade da Califórnia, em San Diego. Além de realizar trabalhos envolvendo a arte da capoeira, ele também ministra cursos e participa de eventos envolvendo o esporte, entre vários estados como Califórnia, na Universidade de Berkeley, assim também como em São Francisco, Okland, Santa Bárbara, Santa Cruz, Los Angeles, Hollywood, Riversaid, San Bernadino, Long Beach, Long Sland, Redondo Beach, Oceansaid e Santa Mônica. Além de aulas e shows ele também visita algumas escolas para fazer uma maior divulgação da capoeira. "É muito bom trabalharmos naquilo que nos interessa e é prazeroso, ainda mais quando temos o nosso trabalho que está cada vez mais reconhecido mundialmente. Os capoeiristas são tratados aqui como verdadeiras estrelas", comenta Dila-ho.O capoeirista acrescentou que o seu próximo trabalho será um curso a ser realizado no estado do Novo México, além de eventos na cidade de Albuquerque, durante o período de duas semanas. "É uma pena não termos a arte capoeirista tão valorizada no Brasil, assim como está sendo em outros locais", assinala.


Fonte: Jornal Agora Online
Data de publicação: 24/07/2007

Professor Calango na Bélgica


CTE Capoeiragem Leuven
O professor Calango foi morar na Bélgica em função dos estudos, mas não perdeu tempo. Ele está dando aulas de capoeira em uma renomada escola de dança de Leuven, a cidade onde mora, todas às terça-feiras. Seguem abaixo links para o site da Danscentrum Aike Raes, com informações sobre a capoeira e sobre o professor Calango (Ricardo Khouri).


http://www.danscentrum.be/

http://www.danscentrum.be/docenten/#ricardokhouri

http://www.danscentrum.be/disciplines/#capoeira

Vamos assistir novamente e participar do debate?





Plug Cultura
Filme "Mestre Bimba - A Capoeira Iluminada" tem pré-estréia na Sala Walter da Silveira
Data: 10/08/2007
Fonte: Minc Nordeste - nordeste@minc.gov.br



O Ministério da Cultura está apoiando o pré-lançamento do filme Mestre Bimba - A Capoeira Iluminada, de Luiz Fernando Goulart, a ser realizado no dia 17, em Salvador. O secretário executivo do MinC, Juca Ferreira, irá abrir a cerimônia de pré-estréia do filme em Salvador, às 20h, na Sala Walter da Silveira, no Centro Cultural dos Barris. Após a exibição, haverá uma mesa-redonda com debates sobre a obra cinematográfica e uma vivência de 'Capoterapia', com mestre Gilvan. Compõem a mesa o secretário Juca Ferreira, os capoeristas mestre Luizinho e mestre Nenél (filhos de mestre Bimba), mestre Camisa (do grupo Abadá) e o diretor do filme, Luiz Fernando Goulart. O documentário é uma realização da Lumen Produções, com patrocínio do BNDES e da Petrobras, por meio das Leis Federais de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet e Lei do Audiovisual). Será lançado em circuito nacional, a partir do dia 10 de agosto. Políticas Públicas para a Capoeira A participação de representantes do Ministério da Cultura na pré-estréia do filme faz parte do compromisso assumido pelo ministro Gilberto Gil, no início de sua gestão, de apoiar o desenvolvimento da Capoeira no Brasil. O documentário foi inspirado no livro Mestre Bimba, Corpo de Mandinga, do professor e escritor Muniz Sodré, presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC). O Filme Mestre Bimba - A Capoeira Iluminada conta, por meio de depoimentos de antigos alunos e imagens inéditas, a história de Manoel dos Reis Machado (1900-1974), o mestre Bimba, que dedicou sua vida a dar dignidade e luz à Capoeira. Um homem de origem humilde, mas um extraordinário educador, tornou-se referência mundial e a ele são dedicadas milhares de músicas cantadas nas rodas de capoeira dos cinco continentes. É dele toda a didática e toda a metodologia de ensino atualmente utilizadas pela grande maioria dos praticantes de Capoeira em todo o mundo. Saiba mais sobre o filme no site www.mestrebimbaofilme.com.br

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Professor Dila-Ho convidado para evento do Cordão de Ouro, nos EUA


O Professor Dila-Ho (CTE Capoeiragem-Itabuna) foi convidado para mais um evento nos EUA. Agora foi o Professor Pedrinho, Cordão de Ouro- Iowa, quem fez o convite.

Boa sorte Dila...


Balão

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Contra-Mestre Papa (CTE-Suiça) realizou um curso para os seus aluninhos























O Contra-Mestre Papa, do CTE Capoeiragem- Suiça, realizou um curso de capoeira com seus aluninhos suiços. Óbvio que o objetivo central foi a capoeira, mas foram abordados outros temas educativos e realizadas brincadeiras e jogos com a galerinha.

Parabéns Papa......

Balão

Evento Internacional do Mestre Railson(Arraial da Ajuda-BA)
























No final de julho, Mestre Railson, do Capoeira Sul da Bahia, realizou um evento internacional brilhante. Simplesmente nosso amigo Railson está presente em 16 países, com os seus alunos.

Esteve presente no evento o Mestre Mão Branca(BH), Mestre Antonio Dias(BH), Mestre Bocão(BH), Mestre Estrela(BA), Mestre Aranha(Colombia), Contra-Mestre Balão(BA), Contra-Mestre Eros(BA), Contra-Mestre Maxuel(França), Contra-Mestre João de Deus(Canada), entre outros professores e instrutores....