quarta-feira, 30 de abril de 2008

EVENTO CTE CAPOEIRAGEM - AUSTRÁLIA

O PROFESSOR MARCELINHO, CTE CAPOEIRAGEM - AUSTRÁLIA, ESTARÁ REALIZANDO SEU PRIMEIRO EVENTO NA CIDADE DE ADELAIDE, NO SUL DA AUSTRÁLIA. MARCELINHO ESTÁ A MENOS DE UM ANO NA AUSTRÁLIA DIVULGANDO NOSSA ARTE DA MELHOR FORMA POSSÍVEL...
VALEU MARCELINHO...
BOA SORTE E QUE OS SANTOS E OS ORIXÁS DA BAHIA ESTEJAM COM VOCÊ E TODA A GALERA QUE PARTICIPAR DO EVENTO....
ESTAMOS TORCENDO DAQUI DO BRASIL...

AXÉ,

BALÃO

EVENTO KIRUBÊ - MESTRE ORELHA

PESSOAL,

EVENTO DO MESTRE ORELHA, AQUI EM SALVADOR......

UM ABRAÇO E BOA SORTE,

BALÃO

FILME: " MEMÓRIAS DO RECÔNCAVO: BESOURO E OUTROS CAPOEIRAS"

Amigos(as)

Convido a todos(as) para o pré-lançamento do filme documentário dirigido por mim: "MEMÓRIAS DO RECÔNCAVO: BESOURO E OUTROS CAPOEIRAS", projeto vencedor do Edital Capoeira Viva - 2006 do Ministério da Cultura.

Trata-se de uma pesquisa realizada durante 3 anos no Recôncavo Baiano sobre as origens da capoeira e seus personagens mais importantes, através de depoimentos de moradores da região, capoeristas, pesquisadores, etc.. O filme conta também com um rico acervo iconográfico sobre a memória da capoeira, com fotografias e cenas de filmes raros...

O pré-lançamento acontecerá no próximo dia 29 de abril (terça-feira) às 17:30, no auditório I, na Faculdade de Educação da UFBA.(Vale do Canela)

Prestigiem !!!

Abraço

Pedro Abib - FACED/UFBA
(71)3285-3292 / 8150-2882__._,_.___

sexta-feira, 25 de abril de 2008

APRESENTAÇÃO NO CAPOEIRA VIVA





O CTE CAPOEIRAGEM-SALVADOR FOI UM DOS GRUPOS CONVIDADOS PARA FAZER UMA APRESENTAÇÃO NO DIA DO RESULTADO DO CAPOEIRA VIVA.

ESTIVERAM PRESENTES NA RODA A PROFESSORA CAROL, PROFESSOR ARANHA, CONTRA-MESTRE RODRIGO(SENZALA), PROFESSOR TICO, INSTRUTOR TOMATE, MONITOR CORUJITO E A GALERINHA DO PROJETO KIRIMURÊ, DO INSTITUTO MESTRE ACORDEON, NO QUAL O PROFESSOR ARANHA(CTE CAPOEIRAGEM - SALVADOR) É RESPONSÁVEL PELO ENSINO DA CAPOEIRA.

NO FINAL DA RODA A PRESENÇA DO MESTRE LUA TEVE UM TOQUE ESPECIAL....

NESTE DIA TIVEMOS MUITAS OUTRAS FELICIDADES COM OS PROJETOS APROVADOS DO MESTRE LUA, FREDE ABREU, MESTRE ITAPOAN, LIBERAC, CARLOS EUGÊNIO, SAPOTI, LILU, LUCIANO RASTA E TANTOS OUTROS AMIGOS CAPOEIRISTAS....


AXÉ CAPOEIRA......


BALÃO

MÚSICA DO PROFESSOR KIBÃO CTE CAPOEIRAGEM-SÃO PAULO

A RODA ESTÁ FORMADA
TEM MANDINGA PRA VALER
CTE CAPOEIRAGEM
TEM AXÉ E TEM DENDÊ
(ESTE É O CORO DA MÚSICA)

DA BAHIA PARA O MUNDO
ONDE TUDO COMEÇOU
A ARTE DA CAPOEIRA
Q MEU MESTRE ME ENSINOU
(CORO)

MEU MESTRE SEMPRE ME DISSE
NUNCA DEIXE DE TREINAR
CAPOEIRA ESTÁ NO SANGUE
NUNCA VAI TE ABANDONAR
(CORO)

BAHIIAA DO MESTRE BIMBA
DE PASTINHA E WALDEMAR
TERRA DE TODOS OS SANTOS
E BESOURO MANGANGÁ
(CORO)

HISTÓRIA JÁ FOI FORMADA
NINGUEM PODE MUDAR
BAHIA TERRA DE BAMBA
QUERO VER VC JOGAR
(CORO)

AUTOR: PROFESSOR KIBÃO(CTE CAPOEIRAGEM-SÃO PAULO)

Apresentação para o Governo de Hindmarsh






O Professor Marcelinho(CTE Capoeiragem-Austrália), juntamente com seus alunos Novato, Tornado, Indiano, Malasia, Josh, Princesa, Sorriso e Boneca fizeram uma apresentação para o Governo de Hindmarsh, na cidade de Adelaide, na Austrália.

Agora no mês de maio, o Professor Marcelinho estará realizando seu primeiro evento.

Nossa revista eletrônica, que é o esse blog, irá informar sobre o evento.....


VALEU MARCELINHO, BOLA PARA FRENTE COM A CAPOEIRA AÍ NA AUSTRÁLIA....


BALÃO

quinta-feira, 17 de abril de 2008

DVD DO MESTRE RAILSON




PROGRAMA ARUANDÊ- PAÍS DE GALES









O PROGRAMA ARUANDÊ FOI CRIADO EM 2003 PELO MESTRE BALÃO PARA RECEPCIONAR E DIRECIONAR OS CAPOEIRISTAS DE FORA DO ESTADO DA BAHIA. NESTE PROGRAMA SÃO REALIZADAS OFICINAS, PALESTRAS, VIVÊNCIAS, TOUR, PASSEIOS E TUDO MAIS QUE A CAPOEIRA E A CIDADE DE SALVADOR PODE PROPORCIONAR.

A ÚLTIMA TURMA RECEBIDA(ABRIL) PELO MESTRE BALÃO FOI A GALERA DO PAÍS DE GALES, DO MESTRE MAXEL. AS ATIVIDADES NESTE PROGRAMA FORAM COM O MESTRE NENEL(CAPOEIRA REGIONAL), MESTRE FAÍSCA (CAPOEIRA ANGOLA), MESTRE BALÃO(CAPOEIRA CONTEMPORÂNEA), FREDE ABREU(HISTORIADOR E PESQUISADOR), MESTRE GIGANTE E UM TOUR, CHAMADO DE TURISMO CAPOEIRÍSTICO, NO QUAL SÃO PERCORRRIDOS PONTOS ESTRATÉGICOS DE CAPOEIRA ANTIGA E ATUAL, NA SÉ, PELOURINHO, TABOÃO E CARMO. PARA ESTE TOUR FOI FEITA UMA PESQUISA COM O INSTITUTO JAIR MOURA, DO HISTORIADOR FREDE ABREU.


segunda-feira, 7 de abril de 2008

LIVRO: A política da capoeiragem: a história social da capoeira e do boi-bumbá no Pará republicano (1888-1906)

Autor: Luiz Augusto Pinheiro Leal
ISBN 978-85-232-0482- 2
Editora: UFBA237 p / R$ 25,00

O livro A política da capoeiragem: a história social da capoeira e do boi-bumbá no Pará republicano (1888-1906), escrito por Luiz Augusto Pinheiro Leal, será lançado na Casa de Benim (Pelourinho) , no dia 11 de abril, às 18 horas. O autor retrata a história da capoeiragem durante a república no Brasil.
A obra faz um relato sobre capoeira no Brasil no início do século XX. Tem como foco a região do Pará, onde a capoeira tem peculiaridaes diferentes da região da Bahia e do Rio de Janeiro. O livro é dividido em três capítulos e mostra a relação da capoeira com o Boi-bumbá e a capangagem. Revela, também, a participação da capoeiragem na implantação da República no Brasil e as campanhas repressivas à capoeira e à "vagabundagem" na cidade de Belém. No fim da obra encontra-se uma lista com os capoeiras do Pará antes da década de 70, assim como, um elucidário com termos característicos do lugar e da época citada.
Sem dúvida, A política da capoeiragem: a história social da capoeira e do boi-bumbá no Pará republicano (1888-1906) é uma valiosa contribuição para a historiografia da capoeira no Brasil.

Luiz Augusto Pinheiro Leal graduou-se em História pela Universidade Federal do Pará, cursou Especialização em Teoria Antropológica pela mesma universidade, concluiu o Mestrado em História Social pela Universidade Federal da Bahia e, atualmente, desenvolve sua formação no Doutorado em Estudos Étnicos e Africanos da UFBA. É membro do Malungo Centro de Capoeira Angola e Colaborador do Conselho de Capoeiras do Pará.
"Ao mesmo tempo, a capoeira é transformada na competente pena de Luiz Augusto em uma janela para se observar a história dessa classe trabalhadora. Neste e em outros aspectos, é especialmente criativo o uso que ele consegue fazer da literatura como fonte para a história que narra."
João José Reis

O quê: Lançamento do livro A política da capoeiragem: a história social da capoeira e do boi-bumbá no Pará republicano (1888-1906), escrito por Luiz Augusto Pinheiro Leal
Quando: 11 de abril, sexta-feira.
Onde: Casa de Benim (Pelourinho)
Horário: 18 horas
Mais: O livro terá um preço promocional de R$20,00 reais durante o evento
Alyxandra Gomes Nunes
Ph.D Student - PósAfro/Ceao
Sephis Coordinator - Brasil
+55/71/33627552 Home
+55/71/87246364 Cell phone
+55/71/33223733 Bureau
+55/21/27052992 When in Rio de Janeiro
alyxandra.gomes (skype)

quinta-feira, 3 de abril de 2008

MESTRE JOÃO PEQUENO - "DOUTOR HONORIS CAUSA"

Amigos

É com imensa satisfação que informamos que finalmente, o mestre JOÃO PEQUENO DE PASTINHA, 90 anos, o mais antigo mestre de capoeira em atividade, e reconhecidamente a maior referência da capoeira em todo o mundo, será agraciado com o título de "Doutor Honoris Causa" pela Universidade Federal da Bahia. A solenidade acontecerá no próximo dia 23 de abril (quarta-feira) às 17:30 no Salão Nobre da Reitoria da UFBA.

É de suma importância a universidade começar reconhecer o valor dos saberes populares que têm um papel fundamental na humanização da sociedade. Os saberes - acadêmicos e populares - são complementares e não precisam ser hierarquizados. O mestre João Pequeno é uma dessas jóias raras, encontradas no vasto celeiro de nossa rica cultura popular e é um símbolo de simplicidade, de sabedoria, de generosidade e de parceria.

Nada mais justo do que João ser reconhecido na universidade, assim como ele já é nas ruas, nos mercados, nas praças, nos terreiros, nos meios de comunicação, nas rodas de capoeira, e no coração dos privilegiados que tem o prazer de conhecer esse grande mestre da cultura popular do Brasil.

Salve o mestre (e agora doutor) João Pequeno de Pastinha !!!

Pedro Abib - Aluno de João Pequeno e professor na FACED/UFBA

terça-feira, 1 de abril de 2008

QUARTAS BAIANAS / SALA WALTER DA SILVEIRA

Sala Walter da Silveira (Biblioteca do Barris)

Quartas Baianas
Dia 02/04
Às 20h

Bahianimada

Animação. 5 min. 2006
Direção: Cão Cruz Alves

Monumentos e paisagens pitorescas de Salvador de Bahia tomam vida e se movimentam com destreza, humor e lirismo.

Vadiação
Doc. 7 min. 1954
Direção: Alexandre Robatto

Alguns homens tocam berimbaus e pandeiros e cantam. Outros se revezam no jogo da capoeira a várias pessoas assistem.Colaboradores; Caribé, Paulo Jatobá, Manoel Ribeiro e Silvio Robatto. Berimbaus e cantores do mestre Bimba e Jogadores do mestre Waldemar.

Mestre Pastinha - Capoeira Angola
Doc. 10 min. 1982
Direção: Paulo Sá Vieira.A vida de Mestre Pastinha contada por Rodolfo Coelho Cavalcante.

A Capoeiragem na Bahia

Doc. 56 min. 2000

Direção: José Umberto.

Em A Capoeiragem na Bahia, 13º documentário integrante do projeto de mapeamento cultural e paisagístico da Bahia, O Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia / TV Educativa (IRDEB/TVE) registra a capoeira, uma manifestação já enraizada na cultura baiana, mas que, até então, não havia sido mostrada em profundidade pela televisão e pelo cinema local. Co direção, roteiro e edição do cineasta José Umberto, o documentário aborda a questão controvertida das origens históricas da capoeira, sua imbricação Africana- Ameríndia - Ibérica, sua relação com o candomblé e as tradições desta dança, luta que se tornou um símbolo da manifestação corporal expresso viço da ginga baiana. Além de enfocar as mudanças ocorridas na tradição e o surgimento das novas lideranças. ACapoeiragem na Bahia, exibe imagens raras de duas grandes personalidades da capoeira na Bahia, os mestres Pastinha e Bimba, retiradas de películas das décadas de 50 e 60, telecinadas para exibição em TV pelo IRDEB, além de depoimentos dos mestres Artur (da cidade de Nazaré), Neneu (filho de Bimba), Decânio, João Pequeno, Morais, César Itapuã, Gildo Alfinete, Januário (todos residentes em Salvador), Acordeon, Cobra Mansa, Edna, (baianos que residem e ensinam capoeira nos Estados Unidos, do escultor Mario Cravo Junior, do médicoex-capoeirista e vice governador Otto Alencar que fala do preconceito de 30 anos atraz contra os que jogavam capoeira, entre outros.A prática da capoeira foi motivo de perseguições durante os períodos monárquicos e republicano. O desenvolvimento da capoeira na verdade confunde-se com a crônica policial. Apesar de estigmatizada, devido aos preconceitos de uma sociedade patriarcal, a dança-luta, conseguia seduzir seguimentos da elite até ser reconhecida como (Esporte Nacional) pelo populismo pelo populismo Getulista.