sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Itabunense participa de encontro de capoeira nos Estados Unidos

Matéria publicada no Jornal Agora On Line sobre a participação do professor Dila-ho em eventos de capoeira nos Estados Unidos.


INTERNACIONAL


Itabunense participa de encontrode capoeira nos Estados Unidos

O contra-mestre Dila-ho, do grupo de capoeira CTE Capoeiragem, está participando de vários workshops de intercâmbios de esporte nos Estados Unidos. Nesta semana entre os dias 26 a 28, ele participa do Segundo Encontro Internacional de Capoeira, em Albuquerque, Novo México. O evento é dirigido pelo mestre Virgulino e supervisado pelo também mestre, Suassuna. Vários outros mestres vão participar do como Xavier, Sampaio, Penteado, Marcelo, Canguru, Miguel e Paulo Batuta.No primeiro dia (26), será realizado um workshop com os mestres Xavier, Sampaio e Penteado, além do workshop para crianças, bem como uma roda de rua, que será realizada em frente ao restaurante Tucanos Brasillian Grill, e uma roda aberta na academia onde será realizado o evento. Na quinta-feira (27), acontecerá o show de capoeira com os mestres Marcelo, Caveirinha e Canguru, além da participação dos contra-mestres Denis e Muriel, para a realização de uma roda aberta com todos os participantes.Na finalização do evento, a professora Marrom fará aulas de samba e danças afro. O contra-mestre itabunense Dila-ho participará, no sábado (29), de um workshop, juntamente com o mestre Paulo Batuta, para exibir a arte da capoeira. O encontro será finalizado com batizado e troca de cordão. "Fico muito impressionado com o reconhecimento e o valor que as pessoas aqui dos Estados Unidos dão a esta arte tão linda que é a capoeira", afirma Dila-ho.

Capoeirista

O itabunense Dila-ho está há dois meses nos Estados Unidos, dá aulas na Universidade da Califórnia, em San Diego. Além de realizar trabalhos envolvendo a arte da capoeira, ele também ministra cursos e participa de eventos envolvendo o esporte, entre vários estados como Califórnia, na Universidade de Berkeley, assim também como em São Francisco, Okland, Santa Bárbara, Santa Cruz, Los Angeles, Hollywood, Riversaid, San Bernadino, Long Beach, Long Sland, Redondo Beach, Oceansaid e Santa Mônica. Além de aulas e shows ele também visita algumas escolas para fazer uma maior divulgação da capoeira. "É muito bom trabalharmos naquilo que nos interessa e é prazeroso, ainda mais quando temos o nosso trabalho que está cada vez mais reconhecido mundialmente. Os capoeiristas são tratados aqui como verdadeiras estrelas", comenta Dila-ho.O capoeirista acrescentou que o seu próximo trabalho será um curso a ser realizado no estado do Novo México, além de eventos na cidade de Albuquerque, durante o período de duas semanas. "É uma pena não termos a arte capoeirista tão valorizada no Brasil, assim como está sendo em outros locais", assinala.


Fonte: Jornal Agora Online
Data de publicação: 24/07/2007

Nenhum comentário: